terça-feira, 13 de maio de 2014

Uma prosa descontraída...



Por volta das quatro e meia desta tarde de segunda feira, dia 12 de maio, aconteceu na quadra espacial, um evento chamado “Chá com Prosa”, que tem como objetivo discutir de uma forma mais dinâmica, os direitos humanos, dentro do contexto do Fórum, que enfatiza o tráfico humano.
O evento teve participação de dois palestrantes, William César de Andrade, consultor do Instituto de Migração e Direitos Humanos, envolvido em questões pertinentes à Igreja Católica e Marta Helena, gerente do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas da subsecretaria dos Direitos Humanos. 

Os alunos que do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, que presenciaram esse momento, receberam camisetas e panfletos com o tema “juntos no enfrentamento do tráfico de pessoas”, e puderam aprender um pouco mais sobre a forma de aliciar as crianças através da prostituição, tráfico de crianças, tráfico de órgãos, adoção ilegal e suas diferentes máscaras e variações.
Por meio de objetivos, William exemplificou a intenção geral da iniciativa eclesiástica a qual ele pertence, que são: “Se amar e se respeitar"; “Viver em grupo”; “Coragem de denunciar”.

Na finalização da palestra, Marta falou aos alunos, casos reais e atuais de exploração de pessoas, sendo alguns destes, realmente chocantes e que instigaram a curiosidade dos que estavam presentes. Desse modo, alcançando o objetivo de fazer com que os alunos, além de se envolverem, levem a temática para sua família. Durante o evento, a convidada viabilizou um debate com os estudantes, buscando reforçar os números utilizados para denunciar qualquer tipo de abuso ou injustiça: Disque 180 e 190.

Texto: Abigail Pierre; Eduardo Soares; Geovanna Fernandes e Tamara Afonso.
Fotos: Daniella Carvalho e Tamara Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário