O auditório do colégio Marista
Champagnat, nesta quarta-feira 14, transformou-se em um Plenário repleto de
parlamentares. Nem mesmo a manhã fria conseguiu resfriar as ideias calorosas
dos jovens parlamentares na realização do II Fórum Marista de Direitos Humanos,
que na versão de 2014 teve como tema central o Tráfico de Pessoas.
A
professora Samira Mara abriu oficialmente as atividades do Plenário com o
discurso de abertura. Logo após, os jovens parlamentares do Ensino Médio compuseram
a mesa para dar início aos trabalhos. Os parlamentares apresentaram seus
diversos projetos que passaram por votação no Congresso, muitos aprovados e
outros tantos reprovados ou julgados inconstitucionais.
A
democracia, de fato, dominou o Plenário durante todo o período de realização do
Fórum, aliás, a escola inteira é palco de grandes revelações profissionais: as
salas de aulas, os corredores, o ginásio e tantos outros ambientes também
desenvolveram atividades em que os alunos argumentaram, produziram seus
próprios materiais e apresentaram seus trabalhos, sempre com a supervisão de um
professor. Esse momento dinâmico continuará até a sexta-feira 17 e pelo visto nos
reserva agradáveis surpresas como a própria professora Luana Prestes, do 9º
ano, afirmou em sua fala “os estudantes estão muito envolvidos em todo o
processo de elaboração e votação dos projetos de lei. Espero que essas
vivências contribuam para que os estudantes percebam que eles são fundamentais para
a transformação de nossa realidade político-social.”
Os
9º anos, que especialmente hoje, 14, e amanhã 15, farão atividades semelhantes
a dos nossos parlamentares: apresentarão projetos de lei que já tramitaram na
Câmara e agora passam pelo crivo do Senado. A proposta tem dado certo porque o
comprometimento e a seriedade tomam conta dos alunos, ou melhor, dos jovens
congressistas. Para tanto, o trabalho com essas turmas foi desenvolvido durante
vários dias por meio da coordenação geral da Coordenadora Silvana, do Ensino
Fundamental II, e das professoras Luana Prestes e Samira Mara, também da mesma
equipe.
O
momento democrático proporcionado pelo Fórum abre espaço para a percepção de
que o aprendizado pode ser adquirido de várias formas e para a importância
fundamental no desenvolvimento do aluno. “Vejo como algo muito importante, pois
é uma iniciação ao estudo das leis, do que eles têm direito e, ainda, um
convite à liberdade de expressão. É uma oportunidade de aprender e de maneira
única”, declarou a professora, Raquel Victor, do 9º ano.
Os
projetos de lei que tramitam na Casa foram baseados nas Constituição e Código
Penal do próprio Marista. Os parlamentares prepararam um ambiente organizado e participativo
para a avaliação dos projetos. Boa parte disso é mérito do comprometimento dos
alunos do ensino fundamental e do médio, prova de que o trabalho em parceria
pode funcionar bem. A democracia aflora na alma desses jovens e entoa um novo
som: o da mudança juvenil.
Texto: Rosilda
Rodrigues
Foto: Mirella de Andrade

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