quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jovens entoam o novo som: o da mudança juvenil

             


                O auditório do colégio Marista Champagnat, nesta quarta-feira 14, transformou-se em um Plenário repleto de parlamentares. Nem mesmo a manhã fria conseguiu resfriar as ideias calorosas dos jovens parlamentares na realização do II Fórum Marista de Direitos Humanos, que na versão de 2014 teve como tema central o Tráfico de Pessoas.
              
                A professora Samira Mara abriu oficialmente as atividades do Plenário com o discurso de abertura. Logo após, os jovens parlamentares do Ensino Médio compuseram a mesa para dar início aos trabalhos. Os parlamentares apresentaram seus diversos projetos que passaram por votação no Congresso, muitos aprovados e outros tantos reprovados ou julgados inconstitucionais.  
                
                A democracia, de fato, dominou o Plenário durante todo o período de realização do Fórum, aliás, a escola inteira é palco de grandes revelações profissionais: as salas de aulas, os corredores, o ginásio e tantos outros ambientes também desenvolveram atividades em que os alunos argumentaram, produziram seus próprios materiais e apresentaram seus trabalhos, sempre com a supervisão de um professor. Esse momento dinâmico continuará até a sexta-feira 17 e pelo visto nos reserva agradáveis surpresas como a própria professora Luana Prestes, do 9º ano, afirmou em sua fala “os estudantes estão muito envolvidos em todo o processo de elaboração e votação dos projetos de lei. Espero que essas vivências contribuam para que os estudantes percebam que eles são fundamentais para a transformação de nossa realidade político-social.” 
                
                Os 9º anos, que especialmente hoje, 14, e amanhã 15, farão atividades semelhantes a dos nossos parlamentares: apresentarão projetos de lei que já tramitaram na Câmara e agora passam pelo crivo do Senado. A proposta tem dado certo porque o comprometimento e a seriedade tomam conta dos alunos, ou melhor, dos jovens congressistas. Para tanto, o trabalho com essas turmas foi desenvolvido durante vários dias por meio da coordenação geral da Coordenadora Silvana, do Ensino Fundamental II, e das professoras Luana Prestes e Samira Mara, também da mesma equipe.  
                
                O momento democrático proporcionado pelo Fórum abre espaço para a percepção de que o aprendizado pode ser adquirido de várias formas e para a importância fundamental no desenvolvimento do aluno. “Vejo como algo muito importante, pois é uma iniciação ao estudo das leis, do que eles têm direito e, ainda, um convite à liberdade de expressão. É uma oportunidade de aprender e de maneira única”, declarou a professora, Raquel Victor, do 9º ano.

                
                Os projetos de lei que tramitam na Casa foram baseados nas Constituição e Código Penal do próprio Marista. Os parlamentares prepararam um ambiente organizado e participativo para a avaliação dos projetos. Boa parte disso é mérito do comprometimento dos alunos do ensino fundamental e do médio, prova de que o trabalho em parceria pode funcionar bem. A democracia aflora na alma desses jovens e entoa um novo som: o da mudança juvenil.   

Texto: Rosilda Rodrigues
Foto: Mirella de Andrade

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