quinta-feira, 15 de maio de 2014

Giro pelos Comitês




Segue um breve resumo das atividades de cada comitê nesta quinta-feira (15): 
  • PNUMA(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): O dia começou com os delegados firmando acordos que combatam a desigualdade social dos países membros do comitê, esses acordos foram discutidos  através de uma associação entre países que sofreram desastres naturais .
  • UNSC(United Nations Security Council): O foco do debate foi a adoção ilegal de crianças e como a cultura do país pode interferir nisso. O representante dos Estados Unidos da América criticou a cultura de alguns países e desejou o posicionamento para propor medidas de punição para isso.
  • UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): Contamos com a ilustre presença da apresentadora Marília Gabriella, que além de ter contado um pouco de  sua história de vida, conversou com a presidente,  mediadora da UNESCO, senhorita Susany sobre o tráfico humano, ressaltando a educação, a  ciência e a cultura dos países que sofrem e participam desse tipo de tráfico.
  • BM(Banco Mundial): Os delegados estavam dispostos a iniciar um projeto de resolução e com isso,  discutiram quais investimentos poderiam ser aprovados.  O debate também possuiu investimentos de algumas nações para a segurança.
  • CDH(Conselho de Direitos Humanos): O tema do debate foi o Tráfico de órgãos; alguns países apresentaram  soluções para acabar com esse crime. Tailândia e China foram questionadas sobre as possíveis soluções para o combate a essa problemática.
  • SoCHum(Comitê da Assembleia Geral – Social, Cultural e Humanitário): Os temas  da agenda foram: A quantidade significativa do aumento dos traficados , Os motivos do exílio,  O exílio e a solução para este problema. O documento de trabalho entregue à mesa estava a favor do governo de cada nação.
  • UNICEF(Fundo das Nações Unidas para a Infância) : Eles discutiram a questão do trabalho infantil, exemplificando com as  grandes multinacionais. Há crianças que trabalham em empresas, as que são utilizadas nas guerra  e as que são traficadas para serem escravas sexuais.
  • OMS(Organização Mundial da Saúde): O debate teve como base o tráfico de órgãos e medidas mais severas para serem aplicadas no combate a esse crime.
  • CIJ(Corte Internacional de Justiça): No comitê histórico, tivemos o julgamento de George August Weltz, pois ele utilizava as pessoas para realizar experiências. O comitê ficou dividido e opinaram contra ou a favor das ideias do cientista.
  • OIT(Organização Internacional do Trabalho): O comitê permanece em crise desde de ontem.

Texto: Jaqueline Araújo e Gabriel Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário