quarta-feira, 14 de maio de 2014

Giro pelos Comitês



Oficialmente, nesta quarta-feira, dia 14 iniciaram as atividades nos comitês. Por ser o primeiro debate oficial, os delegados estão se posicionando muito bem com relação à temática proposta pelos mesários.
A participação dos estudantes ganha grande destaque na lista de oradores e permanece sempre preenchida devido à participação dos estudantes que se torna cada vez mais efetiva. Os delegados estão debatendo as temáticas mais relevantes durante as discussões  o que tem provocado excelentes argumentações.



Seguem as nomenclaturas dos comitês:
·         OIT(Organização Internacional do Trabalho): O tema abordado foi “Trabalho Infantil”, as discussões sempre estavam focadas na educação na qual alguns países apontam a política externa do outro, com o intuito de fazer o debate fluir.

·         UNICEF(Fundo das Nações Unidas para a Infância): Foi trabalhado como tema “A influência de grandes potências no tráfico de crianças e adolescentes” na qual foi falado sobre os acordos para a diminuição do tráfico de crianças e adolescentes.

·         UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura):  “A vulnerabilidade de gêneros” foi o tema discutido. O debate começou concentrado em apenas alguns delegados que se  manifestaram e para que houvesse maior criticidade, o educador Wellington Sampaio enviou algumas “cartinhas diplomáticas” para aqueles delegados que não se pronunciavam.

·         OMS (Organização Mundial da Saúde): Os delegados incentivaram a diminuição do tráfico de órgãos. O representante de Israel citou: “O que adianta existir leis se elas não são cumpridas”. Os delegados se dirigiram à Índia solicitando uma posição oficial do país.

·         BM (Banco Mundial): O comitê ficou dividido entre Canadá e EUA contra China e Rússia, ambos se atacaram criticando a política externa um do outro. Entretanto, os delegados não fugiram do tema focando a discussão no tráfico humano.

·         CDH(Comitê dos Direitos Humanos): Os representantes de direitos humanos se dividiram em dois lados: um lado estava decidindo como proteger a vítima do tráfico humano e do outro, como deve ser a punição das pessoas que cometem esse tipo de tráfico.

·         SoCHum(Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas: Social, Cultural e Humanitário): Havia uma monotonia nesse comitê, mas ainda sim, o tema abordado foi discutido e debatido muito bem pelos delegados.

·       PNUMA(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): Neste comitê podemos acompanhar um pouco da degradação do Meio Ambiente e como ele está vinculado ao tráfico humano. Os delegados ofereceram ajuda a algumas nações

·         UNSC(United Nations Security Council): Este comitê foi todo articulado  em inglês e discutiu a prática do tráfico humano, o conjunto dela e como está a sua influência atualmente.

·         CIJ(Corte Internacional de Justiça): Na Corte tivemos um julgamento de alemães no fim da Segunda Guerra Mundial que foram absolvidos de uma forma misteriosa.

Texto: Jaqueline Araújo; Kamila Couto; Ana Luíza; Isabella Possatti; Tamara Afonso e Geovanna Fernandes.
Foto: Tamara Afonso


Nenhum comentário:

Postar um comentário